Seção

  • O PPP como instrumento norteador da função social da escola: ontem e hoje. Escola do século XXI, contextualizada, que desenvolve conhecimentos, habilidades, atitudes e valores voltados para a formação de cidadãos críticos, criativos, antenados com a cultura digital e participativos na sociedade em que vivem. Gestão participativa do PPP, da elaboração à avaliação.

    Autoras: Lucidalva Bacelar e Lindalva Pereira.

    • Tipos e níveis de planejamento: Educacional (Plano Nacional da Educação – PNE; Plano Estadual da Educação – PEE; Plano Municipal da Educação - PME); Curricular; de Escola e de Ensino. Planejamento: características, fases e instrumentos. Elaboração do Plano Estratégico de Trabalho Anual da Escola.

      Autores: José Cordeiro de Oliveira e Maria Luzia Alves Jesuino.

      • Ética e inclusão. Educação inclusiva: amparo legal; dificuldades enfrentadas pelos professores do ensino fundamental no processo de inclusão. A preparação dos professores para ensinar a todas as crianças. O papel do gestor escolar na construção de uma escola inclusiva. Uso de novas tecnologias na Educação Inclusiva.

        Autora: Selene Penaforte.

        • O Projeto Político-Pedagógico da escola como indutor da educação para a cidadania ativa. O educador (professor e gestores escolares) e o desenvolvimento permanente do protagonismo e empreendedorismo do estudante: a substituição do instrucionismo pelo interacionismo O educando, a aprendizagem colaborativa e sua participação em projetos socioeducativos.

          Autora: Rejane Bezerra Andrade.

          • O Gestor Escolar na qualidade de dirigente do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar. O Gestor em ação conjunta com o Coordenador Pedagógico no acompanhamento dos processos pedagógicos e dos resultados educacionais. Sentido de qualidade na educação. O aproveitamento significativo do tempo pedagógico. Avaliação da aprendizagem e avaliações externas: como integrá-las.

            Autor: Casemiro de Medeiros.

            • O Gestor Escolar e a liderança do processo de inserção das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na escola, em seus âmbitos administrativo e pedagógico. O computador na sociedade do conhecimento: superando o desafio de sintonizar alunos e professores com o tempo da informática educativa. O uso das tecnologias na automatização de processos burocráticos do controle acadêmico.

              Autor: Eduardo Junqueira.

              • A democracia no espaço escolar. Limites e possibilidades da gestão participativa. Organismos colegiados no contexto escolar. O encontro dos saberes: pedagogia do respeito e da integração.

                Autor: José Cordeiro de Oliveira.

                • Interação entre escola, família e comunidade com foco na aprendizagem do aluno. Parceiros na gestão da escola. Integração da escola com a comunidade na elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos escolares.

                  Autora: Neide Augusta Marques.

                  • Gestão de pessoas no cenário da educação pública: fundamentação legal. Gestão de pessoas no contexto escolar. Ética, liderança e motivação. Uso de indicadores de desempenho profissional. Gestão por competências.

                    Autor: José Cavalcante Arnaud.

                    • Avaliação Institucional versus PPP. A Avaliação Institucional como ferramenta para a efetivação da gestão democrática. Avaliação Institucional: processos, etapas e estratégias metodológicas.

                      Autora: Maria Estrela Araújo Fernandes.

                      • O financiamento da Educação Básica e a legislação que o regulamenta. Os programas de descentralização dos recursos financeiros para a escola. A aplicação eficaz dos recursos financeiros no contexto escolar. Fundamentos da gestão de materiais e patrimônio. A gestão financeira e patrimonial com foco na aprendizagem do aluno.

                        Autor: José Cavalcante Arnaud.

                        • Gestão Escolar Eficaz. Indicadores de qualidade na Gestão Escolar: conceituação. Análise e apresentação das boas práticas de Gestão Escolar.

                          Autoras: Lucidalva Bacelar e Roberta Aleixo.