Programação

  • Geral


  • Fascículo 1

    Que vida desejo viver? Ética e dignidade humana. Como vivemos no cotidiano, nas relações familiares, na escola, no trabalho, entre amigos, na vizinhança, na comunidade? O que é a felicidade? O que é dignidade humana? Existe relação entre a felicidade e a dignidade humana? O que é ética? Como despertar nossa humanidade, a paz e a felicidade que buscamos.

    • Fascículo 2

      O direito e o dever de compreender: escutar/ser escutado, falar, dialogar. Reconhecimento das muitas maneiras diferentes de pensar e sentir o mundo e as possibilidades de compreensão pelo desenvolvimento da capacidade de ouvir atentamente. O respeito à diversidade por meio da escuta ativa. O reconhecimento do direito à fala. O diálogo como caminho para os processos de pacificação na convivência e como ação imprescindível para a mediação de conflitos.

      • Fascículo 3

        Valores humanos: vivências geradoras de paz. O que são valores humanos? Em quais ações os valores humanos aparecem no meu dia a dia? Integração entre o pensar, o sentir e o agir.

        • Fascículo 4

          O afeto e a arte de cuidar. O afeto e o cuidado na convivência. O que é cuidar? Como o cuidado interfere em nossas relações afetivas? Cuidar de si, cuidar do outro, cuidar da Terra, é possível fazer isso? O sentido da afetividade no cotidiano das pessoas. O cuidado como consequência do afeto. A solidariedade como a mais elevada expressão da afetividade.

          • Fascículo 5

            É possível viver em paz? A paz não nasce sozinha. O que é necessário para construí-la? Compreendendo a paz como a harmonia entre a paz individual, social e ambiental. Paz e confiança. Paz e respeito. Paz e tolerância. Relações entre a geração da paz e os direitos humanos.

            • Fascículo 6

              Pensar global, agir local: passos para a paz. Planejar a paz: que passos podem ser dados? Podemos pensar em ações comunitárias para construir a paz? Como organizá-las? Como ser protagonista em ações para a paz? Como relacionar o global com o local?

              • Fascículo 7

                Direitos humanos: surgimento e contexto histórico. Direitos Humanos e Geração da Paz. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Direitos Humanos no Brasil. Relação entre Ética, Paz e Direitos Humanos. Surgimento dos Direitos Humanos, principais documentos, o papel da UNESCO e ações no Brasil. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. O papel das políticas públicas para a implementação dos Direitos Humanos.

                • Fascículo 8

                  A subsistência humana: moradia, saúde, trabalho decente, meio ambiente saudável. Direitos básicos dos cidadãos: moradia, saúde, trabalho decente e meio ambiente saudável. A realidade brasileira e mundial e os modos de contribuição para garantir a vivência destes direitos.

                  • Fascículo 9

                    Liberdade, identidade, solidariedade. Reconhecimento e respeito às diferenças: raciais, cor, religião, gênero, idioma, nacionalidade. Reconhecimento da diversidade e multidimensionalidade humana em relação: à raça, à cor, ao credo, à linguagem, à nacionalidade, ao gênero e à idade. As possibilidades de igualdade, liberdade, tolerância e solidariedade considerando a diversidade e a dignidade humana.

                    • Fascículo 10

                      Liberdade, identidade, respeito, solidariedade: criança e adolescente; idosos; mulheres; índios; pessoas com deficiência. Relevância e especificidades do: Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Direitos das Mulheres; Direitos dos Povos Indígenas e Direitos de Pessoas com Deficiência. O cuidado do outro e o momento social e histórico atual.

                      • Fascículo 11

                        Direitos Humanos e o cumprimento das leis. O Direito à verdade e a justiça. Movimento de Abertura Política e Ditaduras na América Latina e no Brasil. Justiça. Legislação e regras de convivência em instâncias de convivência social: escola, trabalho, família.

                        • Fascículo 12

                          Cidadania e participação: compromisso e responsabilidade. Noções básicas sobre cidadania: o que é e como exercê-la. A cidadania planetária. A participação como ação social. Ações individuais e coletivas para transformação social e a geração da paz.